|  S F U   |   inicial   |  

DIA DO ORQUIDÓFILO - Garibaldi - RS

Evento da ASSOCIAÇÃO DE GARIBALDENSE DE ORQUIDÓFILOS

22 de junho de 2008

Resenha do Evento

ASSOCIAÇÃO GARIBALDENSE DE ORQUIDÓFILOS - AGO
Rua Dante Grossi, 379 - Centro - Garibaldi-RS.

95.720-000 - Fone: (54)3462.2913 - agors@redesul.com.br
Filiada à FGO e à CAOB
Registro no SEMA: 100.2711/00
Fundado em 01.02.2000


ORIGEM DO DIA DO ORQUIDÓFILO

       A origem da palavra orquidofilia vem do grego orchidos + filein, que significa apreciar orquídeas. 22 de junho é dia de homenagear aquelas pessoas que cultivam essas belas flores.

       No Brasil, os primeiros "cultivadores" de orquídeas foram as tribos indígenas. Gostavam tanto da plantinha que faziam rituais com orquídeas e acreditavam em poderes mágicos e medicinais. Além, é claro, de fazer uso da flor para cosméticos e enfeites. O Brasil e principalmente o Rio Grande do Sul é um dos maiores santuários mundiais de orquídeas, devido à condição climática do país.

         Dia do Orquidófilo (Homenagem à data de nascimento, em 22 de Junho de 1842, do botânico carioca João Barbosa Rodrigues, diretor do Jardim Botânico do Rio de Janeiro).

 João Barbosa Rodrigues (1842 - 1909)
foi um orquidófilo e também diretor do Jardim Botânico,
do Rio de Janeiro. Ele era botânico e artista plástico.


OS HOMENAGEADOS 2008
RIO GRANDE DO SUL


Realização:

Associação Garibaldense de Orquidófilos

Apoio:
Federação Gaúcha de Orquidófilos
Pólo Regional  de Orquidófilos da Serra e dos Vales do Paranhana e Caí


Pólo Noroeste
Ijuí, Santo Ângelo, Santa Rosa, Carazinho, São Paulo das Missões e Santiago.
Presidente: Juarez Sausen – Ijuí-RS

Arlindo Luiz Totel Disconzi 

     Natural de Santiago– RS Especialista em Ortopedia e Traumatologia pela Sociedade Brasileira e Traumatologia em 1978. Foi diretor Clínico do Hospital de Palma Solo - SC, professor, médico em várias cidades e estados; Fundador do Clube de música “Amigos de Beethoven” em Santiago, Presidente do Lions Clube de Santiago - RS, Fundador do Centro Cultural de Santiago, Fundador da Usina de Reciclagem de Lixo de Santiago, Recebeu o título de “Gaúcho de Ouro” em 1992 em São Leopoldo por trabalhos realizado na comunidade, Fundador da União Santiaguense de Proteção ao Meio Ambiente(USPAM), Fundador do Centro de Estudos e Proteção Regional das Bromélias e Orquídeas de Santiago em 2000 que hoje este centro passou a ser conhecido como Associação de Cactos, Orquídeas e Bromélias de Santiago - ACOBS, Assessor do Meio Ambiente da prefeitura de Santiago por 6 anos consecutivos, Promoveu mais de uma centena de palestras na cidade e região sobre ecologia como assessor do Meio Ambiente . Atualmente tem um programa na Rádio Santiago versando sobre diversos assuntos religiosos.

     São tantas as atribuições desse adorador da música, dos animais(especialista em pássaros do RS) , das orquídeas(dedica-se a procura de espécies raras de orquídeas da região em especial as micro- orquídeas), das bromélias, dos cactos, dos fungos,  dos seres humanos, das religiões e da justiça. Tem se destacado na Região pelos diversos trabalhos realizados merecendo nosso reconhecimento.

 


Pólo metropolitana:
Porto Alegre, São Leopoldo, Gravataí, Litoral e Guaíba.
Presidente: Adelmo Pocharski – Guaíba-RS

Claudio Luiz Gross Alencastro

     Morador da Rua Barão do Amazonas, 652 apto 268 - Bairro Petrópolis - Porto Alegre, com idade de 59 anos ,  Casado com  Agueda Marilene Kalata Alencastro tem uma filha Vanessa Kalata Alencastro  e trabalhou na Varig, no Porto, hoje é aposentado como bancário.Com 30 anos de orquidofilia, e associado ao CGO. Desde a adolescência já se interessava por orquídeas, mas nos últimos trinta anos foi que intensificou o cultivo. Este orquidófilo, em se tratando de orquídeas não tem dia nem hora está sempre pronto para ajudar, nas horas boas e nas ruins.

     Este é o Cláudio orquidófilo da Costa Doce merece todo o nosso respeito e homenagem.

 


Pólo dos vales do Taquari, Rio Pardo e Jacuí:
Lajeado, Triunfo, Venâncio Aires, Santa Cruz do Sul, Vera Cruz, Cachoeira do Sul e Santa Maria.
Presidente
 : Paulo Roberto Theisen

Alceu Berger (in memorian)

     Alceu Berger nasceu em 20 de junho de 1926  em  Santa Cruz do Sul,  faleceu a  04 de abril de 2007,   deixando um filho: Clovis Berger e a esposa e  sempre companheira Elly M. Berger.

     Sua indicação dispensa maiores justificativas, contudo nossa menção deve-se ao fato da intensa e valorosa contribuição a orquidofilia Gaúcha e Nacional, principalmente no que refere-se a melhoria evolutiva e das espécies: Laelia purpurata e principalmente a Cattleya intermedia, trabalho ao qual dedicou-se por toda a vida.

     Profundo conhecedor e amante das C. intermedias, praticamente dedicou toda a sua vida orquidófila a elas, criando belas variedades!

    Pessoa inteligente e lúcida, mesmo aos 80 anos ainda encarava as estradas para participar das exposições e principalmente conversar sobre orquídeas com os amigos.

     Só quem conheceu os brilhos nos olhos do Sr Berger, para conseguir descrever o que é um apaixonado por orquídeas nos  sentimos pequenos perto da paixão dele, para com seus cruzamentos. nos contagiava dizendo : “ Fala meu Guri......” "Este não deu certo , mas a carga genética esta lá.............." uma pessoa agarrada a vida cheio de planos e expectativas , falava de seus cruzamentos como se fosse de forma imediata ( não como nos, mortais que não podemos esperar os três longos anos pela floração da muda que se tem a disposição).

     .........Esse era o Berger... Muito mais se poderia escrever sobre ele!


 


Pólo Serra, Vale do Paranhana e Caí:
Garibaldi, Caxias do Sul, Feliz,  Dois Irmãos, Gramado, Nova Petrópolis, Três Coroas, Bento Gonçalves
Presidente: Raul Jaques Sartori

 ILSI MARIA SEIBERT

     Ilsi Maria Seibert. Nasceu em 1º de agosto de 1948, em Feliz. Filha de Lilia Steimetz e Leopoldo Steinmetz, Casada com Silvestri Urbano Seibert, com o qual tem dois filhos, Ierguen Seibert e Helen Seibert.

     Era professora municipal, hoje é artista plástica e professora voluntária de artes plásticas na APAE de Feliz, já por dez anos.Orquidófila nata, participou de exposições, e organizou amostras em instituições públicas, divulgando o cultivo e a beleza da Orquídea. Com outros doze simpatizantes fundou o Clube da Orquídea de Feliz em 1996, do qual esteve na presidência por cinco anos.


Gladis Basso Gehlen

Voltar